O movimento faz parte do cotidiano do ser humano. O exercício físico pode ser conceituado como um tipo especial de atividade física que é planejada, estruturada e repetitiva, tendo como objetivos finais ou intermediários a manutenção e a melhoria da saúde, do condicionamento físico, da estética corporal ou performance em competições.

A avaliação clínica pré-participação (APP) para atividades físico-esportivas deve ser entendida como uma avaliação médica sistemática, uniformizada, capaz de abranger a ampla população de esportistas e atletas antes da realização de exercício regular moderado a intenso. Tem como proposta identificar doenças cardiovasculares que sejam incompatíveis com a realização de determinados tipos de exercício.

O objetivo principal desta avaliação, realizada previamente ao início do exercício e periodicamente com a sua manutenção, é a prevenção do desenvolvimento de doenças do aparelho cardiovascular e a detecção precoce de doenças causadoras de morte súbita cardíaca.

Por que devo procurar um cardiologista antes da prática esportiva?

O ideal é que todo indivíduo candidato à prática de exercícios ou esportes em nível moderado/elevado de intensidade seja submetido a uma APP que permita a detecção de fatores de risco, sinais e sintomas sugestivos de doenças cardiovasculares, pulmonares, metabólicas ou do aparelho locomotor.

Por meio de uma anamnese detalhada com foco na história familiar e atual do paciente associada a exames complementares como o eletrocardiograma de 12 derivações é possível distinguir entre adaptações fisiológicas ao exercício físico ( como a síndrome do coração de atleta) de alterações graves sugestivas de doença arterial coronariana ( obstruções das artérias do coração) ou de alguma miocardiopatia ou canalopatia que possam predispor à morte súbita cardíaca.

Se você responder "sim" a uma das seguintes perguntas, agende uma consulta com um cardiologista:

Você sente dor no peito durante a prática de atividade física?
Tem história prévia de sopro cardíaco?
Sente tontura ou batedeira no peito, palpitações durante o exercício?
Usa de substâncias para aumento de rendimento?
Já apresentou desmaio, síncope durante a atividade?
É hipertenso ou tem história familiar de morte súbita?